, 12 tweets, 6 min read Read on Twitter
Um mês após a trágica execução da vereadora Marielle Franco, os diplomatas formandos do Instituto Rio Branco a homenagearam como patrona da turma.

O orador da turma justificou a escolha "para que o decurso do tempo não esmoreça em nós a indignação que sua morte nos causou".
A homenagem se inscrevia numa circunstância maior de sensibilidade às questões de gênero, 1 das pautas da vereadora.

Pela 1a vez, a visibilidade das mulheres na diplomacia virara pauta relevante no MRE, c/o lançamento da campanha #maismulheresdiplomatas

itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-…
Os formandos daquele ano, inclusive, escolheram como paraninfa da turma a embaixadora Thereza Quintella, a 1a diplomata a alcançar o topo da carreira.

Quintella foi a protagonista de um tocante documentário sobre o tema, Exteriores, lançado em dez/2018

huffpostbrasil.com/2018/12/05/doc…
Em seu discurso na formatura da turma, a embaixadora destacou que a homenagem à Marielle refletia que os diplomatas ali presentes tinham consciência da "importância da questão da justiça social e dos direitos humanos na sociedade brasileira e no mundo".

itamaraty.gov.br/pt-BR/discurso…
Na mesma cerimônia, o presidente @MichelTemer elogiou a escolha da vereadora como símbolo da turma, chamando seu assassinato de "inaceitável e covarde".

O chanceler, @Aloysio_Nunes, afirmou que a morte de Marielle é "uma ferida que não se fecha".

g1.globo.com/politica/notic…
Tanto Nunes quanto a embaixadora Quintella, aliás, chamaram atenção p/o preocupante fato de q, após sua morte, Marielle foi alvo de calúnias e difamações.

Aos pais da vereadora, presentes na formatura, o chanceler garantiu que "os q tentaram matá-la pela 2a vez não prevalecerão"
De fato, a poucos meses das eleições, uma campanha de mentiras canalhas contra Marielle tomou as redes sociais e os grupos de Whatsapp.

Sob o argumento de que ela havia virado uma espécie de mártir da esquerda, a direita apressou-se em difamá-la e atacá-la de todos os jeitos.
Quando @jairbolsonaro indicou seu filho para a embaixada em Washington, um dos argumentos em defesa da nomeação era o de que não havia alternativas ao "03", já que *todos* os diplomatas de carreira são esquerdistas.

A prova? Ora, em 2018, o Itamaraty homenageou Marielle Franco!
A 1a vez que ouvi isso foi de um familiar. Tentei explicar que a decisão de tornar Eduardo embaixador era nepotismo tosco, além de afronta à diplomacia e à importância do cargo.

Quando ele usou a cartada da Marielle, imaginei que o assunto tivesse ressurgido nos grupões de zap.
De fato, algum tempo depois recebi nada menos que QUATRO áudios diferentes, daquelas denúncias bombásticas feitas por pessoas anônimas, c/a mesma mensagem: "um amigo do meu vizinho conhece a embaixada dos EUA e me garantiu que lá todo mundo é #LulaLivre"

www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/08/…
Depois vi que um dos acepipes do PSL, dep estadual por SP, havia postado coisa parecida. De quebra, uma referência desrespeitosa à emb Quintella, que o "carteiro reaça" certamente desconhece.

Nos comentários, populares bradavam pela necessidade de se "despetizar" o Itamaraty.
Agora, a 🍒do🍰: em entrevista, @jairbolsonaro repete o mesmo argumento infantil para justificar seu desprezo ao @ItamaratyGovBr.

Covarde como sempre, não tem coragem de contar toda a mentira. E a resposta é tratada como "mitada" pelos membros da seita.

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!