, 17 tweets, 4 min read Read on Twitter
Trigger Warnings. Esta é provavelmente a melhor definição para as ocorrências globais nos últimos dias, em especial ontem, com uma série de avisos recorrentes sobre os efeitos da crise e possível recessão.
Tanto a inversão pontual da curva de juros americana, com rendimento em 2 anos superando em alguns momentos o de 10 anos, quanto o rompimento histórico do de 30 anos abaixo de 2% preconizariam para muitos o alerta de recessão vindoura.
O problema é que, assim como o rally das bolsas de valores parece ter “esticado a corda” por demais recentemente nos preços de equities nos EUA, o mesmo pode ser entendido no mercado internacional de bonds, em especial o americano, distorcendo d+ tais sinais.
Explicação rápida: preços e yields dos títulos agem como uma gangorra - quando os rendimentos aumentam, preços caem; quando os rendimentos caem, preços sobem. Ou seja, o que estamos observando é uma explosão de demanda pela ‘segurança’ dos títulos americanos.
O problema com a premissa de recessão via observação da curva de juros é que ela é reativa a série de sinais que podem indicar a sensibilidade do panorama econômico, onde um black swan (cisne negro, ou seja ultrarraro e inesperado) pode deflagrar uma série de perdas em larga…
…escala nos ativos de mercado financeiro.
São os sinais ainda não claros podendo piorar em reação ao inesperado.
Poderíamos também culpar esse enorme flight to quality à uma desglobalização dos fluxos de capital e comércio internacional, à falta de liquidez (não seria o caso) e/ou a ausência de um momentum reflacional e de atividade nas economias centrais.
Este último ponto é um dos de maior temor, pois flertamos constantemente assim com a ideia de recessão em larga escala.
Por outro lado, as premissas históricas da curva de Phillips encontram-se distorcidas desde a solução do QE (alívio quantitativo) no subprime e contar com a expectativa de inflação por aquecimento da atividade econômica tem falhado, ao menos nos EUA.
Tudo isso não possui precedente histórico e a solução de curto prazo, que seria o ‘início do fim’ da guerra comercial entre EUA e China pode trazer uma resposta rápida aos vértices mais longos da curva de juros americana de modo a elevar o rendimento.
O problema é que a tática usual de Trump, do ‘menino que gritou lobo’ sofreu um baque exatamente esta noite, quando o presidente americano tuitou sobre a possibilidade de sentar-se com a China e a resposta chinesa foi uma possível retaliação com taxação às importações…
…americanas em setembro, para então, reafirmarem as negociações e o mercado voltar à frágil felicidade. Com os indicadores divulgados nos EUA, a premissa recessiva, ao menos nos EUA sequer faz sentido.
Para resumir, a assunção de recessão tem foco em economias centrais, em especial Alemanha, puxando o bloco europeu e o Reino Unido, porém nem de longe podemos dizer o mesmo dos EUA, ainda afastados de uma recessão, como demonstram os indicadores econômicos.
O fim disso tudo depende de TRUMP e XI
Localmente, a reação do BC ao carry trade contra o Real, anunciando leilões de linha E swaps cambiais reversos é positiva de modo até a encarecer o hedge cambial, reduzir a pressão no cupom cambial e o estoque de compromissadas.
Em anos, esta é uma das primeiras reações sérias a um claro ataque ao Real e fazendo o uso correto das reservas (de custo caro) de US$ 388 bilhões.
Neste sentido, empresto as excelentes explicações dos meus amigos Serjão @sf2invest e do Vitão @VOC_75

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jason Vieira
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!