, 14 tweets, 6 min read Read on Twitter
No Brasil polarizado entre “Bolso vs PT”, estão querendo fingir que (1) PT não fez nada bem ou, do outro lado, (2) ele não levou o Brasil à pior recessão da história. A realidade é mais cheia de nuances. Entenda a ascensão e queda do PT nos 13 gráficos abaixo. 🧵
(Ascensão) O governo Lula entregou superávits ainda maiores dos que o de FHC. Se essa política é “neoliberal”, Lula foi um campeão de neoliberalismo.
(Ascensão) Lula escolheu Henrique @meirelles, ex-Presidente do BankBoston e então deputado eleito pelo PSDB, para chefiar o Banco Central. O recado ao mercado era claro: eles não iriam ameaçar a política econômica nem dar espaço para inflação.
(Ascensão) @meirelles também comandou o período de amplo acúmulo de reservas internacionais pelo país. Isso tornou o país menos vulnerável a crises cambiais. Durante o governo Lula, a dívida externa pública do Brasil foi zerada em termos líquidos.
(Ascensão) Lula, o sortudo, contou também com um céu de brigadeiro no ambiente externo. Esse gráfico abaixo mostra os “termos de troca” da economia brasileira. Os “termos de troca” são a razão entre os preços das exportações brasileiras e os preços das importações brasileiros.
(Ascensão) O futuro Ministro da Fazenda de Dilma e então Secretário do Tesouro de Lula Joaquim Levy deixou um legado positivo para o país. Ele comandou o período inicial do Tesouro, em que se organizou o alongamento do prazo da dívida brasileira.
(Ascensão) O país cresceu e reduziu a pobreza
Crescimento é a melhor receita para reduzir a pobreza. No Brasil, não é diferente. Quando a renda per capita subiu, a pobreza tendeu a cair. Com Lula, como o crescimento foi forte e a pobreza caiu significativamente.
(Queda) Durante todo o período do governo Dilma, a inflação esteve acima da meta. Sua pior manobra ocorreu entre 2013 e 2014, quando, antes das eleições, o governo reprimiu artificialmente os preços regulados. Depois das eleições, preços explodiram.
(Queda) O governo passou a gastar muito mais do que arrecada
Enquanto durante toda a era Lula o governo gastou menos do que arrecadou em impostos, no governo Dilma, a partir de 2014, o governo passou a gastar muito mais do que arrecada e a situação fiscal no Brasil se deteriorou.
(Queda) Dilma pedalou: as fraudes fiscais. Essas operações, entendidas como empréstimos pelo TCU, são crimes de responsabilidade. Operações nesse volume – grandes o suficiente para maquiar a situação do gov serem consideradas empréstimos – foram observadas em nenhum gov anterior
(Queda) A dívida pública explodiu.
Com déficit primário, início de recessão e fraudes fiscais, a dívida pública do governo explodiu. Em apenas dois anos no começo do governo Dilma, ela foi de 50% a 67% do PIB.
Incertezas paralisaram consumidores e empresários. Com a situação fiscal, empresários e consumidores pararam de investir e comprar, respectivamente. Sem saber o que viria no futuro – inflação ou moratória da dívida -, eles preferiram deixar de gastar.
A combinação de tudo isso levou à pior recessão da história. Desde a Grande Depressão não havia dois anos seguidos de crescimento negativo do PIB. E, somados, 2015 e 2016 serão o momento de maior retração da economia brasileira desde que a série do PIB começou a ser estimada.
(Epílogo) O gráfico abaixo sumariza a ascenção e queda do PT. Lula saiu do governo como o presidente mais popular da Nova República. Dilma, em seu ocaso, tinha uma popularidade similar à que tinha Collor logo antes de seu impeachment.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!