, 13 tweets, 3 min read
Há um movimento que diz que todo produto tem uma única métrica que melhor relaciona o valor que o seu produto entrega para os usuários. O objetivo é que você otimize esforços buscando uma métrica chave, que direciona o produto para um crescimento sustentável.
Não caia nessa ladainha. Isso não existe. Usuários tem comportamentos diferentes em um mesmo produto. Todo mundo usa o Instagram, mas você com certeza usa o Instagram de forma diferente da sua tia, ou do seu amigo que vende coisas por lá. Um mesmo produto, diferentes usos.
Logo, pensar que existe apenas uma métrica ou um indicador que consegue expressar o principal valor do seu produto, é tentar simplificar demais um ambiente complexo.
Seu serviço entrega valores diferentes para usuários que tem comportamentos diferentes.
Então, você tem que se focar em diferentes indicadores que vão mostrar respostas para problemas de diferentes usuários. Você precisa pensar em growth, precisa pensar em engajamento, retenção, churn, além de vários outros objetivos importantes que seu usuário executa no produto.
O Brian Balfour fala muito bem sobre a complexidade de tentar seguir apenas uma métrica Ele usa o Spotify como exemplo hipotético: o maior valor que o app do Spotify pode fornecer é permitir que o usuário ouça música.
Então, uma métrica importantíssima seria **tempo que o usuário passa ouvindo música**.
Mas você logo percebe que essa métrica é o resultado de uma série de ações. Ou seja, você precisa estimular que o usuário executa uma série de diferentes ações até impactar essa métrica
Várias empresas de produto, principalmente empresas com produtos SaaS, tratam o MRR como uma "North Star Metric". Isso é bastante míope, para não dizer errado, porque a Receita pode esconder uma série de coisas que estão acontecendo no produto.
Você pode ter usuários que não estão usando produto, mas são assinantes do plano anual. Você vê o dinheiro entrando, mas quando o tempo da assinatura acabar, esse usuário vai deixar de pagar o produto, e aí você tem o aumento do Churn.
Aí essas mesmas empresas SaaS, começam a olhar o Churn, tentando controlar a saída de usuários. Como fazem isso? Diversas formas: cupons de desconto, promoções, cross selling e outras abordagens.
O correto seria entender o motivo pelo qual o usuário não está usando o produto. O problema vem antes do produto, como na proposta de valor, falta de foco em personas, funcionalidades que não resolvem o problema do usuário e tantos outros motivos diversos que podemos encontrar.
E quando você perde um usuário, é muito difícil conseguir esse usuário de volta. Então, entenda quais as métricas que formam indicadores importantes para o produto, que finalmente impactam os indicadores de negócio.
Muitas vezes você se encontrará em situações onde você terá que temporariamente sacrificar a manutenção de um indicador em prol de outro, pelo simples motivo de que naquele momento as prioridades da empresa mudaram.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Diego Eis

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!