, 27 tweets, 11 min read
My Authors
Read all threads
Vinha pensado muito sobre qual seria a 1ª thread deste 2020 e cheguei a uma conclusão:

A 1ª Thread do ano tem que nos dar esperança em dias melhores; tem que ser de força e resistência e, também, de fé na humanidade - principalmente depois do terrível 2019 que tivemos.
Com isso na cabeça, selecionei duas histórias para contar - e nisso tive a super ajuda do amigo sempre atento, @fiscaldoibama

Espero que vocês sintam a força de pessoas que fazem de tudo em busca de dias melhores para todos, lutando com as armas que têm.
<O homem do óleo>

Conversar com o @Barbosa_Leandro é refletir sobre o que fazemos da nossa vida. Jornalista de profissão, sempre atuou em pautas ligadas aos direitos humanos como forma de dar voz a pessoas quase sempre silenciadas.

Muitas vezes ele esquece da própria vida.
E que faz um jornalista desses quando se depara com uma das maiores crises ambientais atuais?

Antes que você pense na resposta, o Leandro largou toda a vida dele em BH e São Paulo e se mandou para o Nordeste para investigar as manchas de óleo que devastaram diversas praias.
E o Leandro fez isso sem qualquer ajuda, bancando todos os gastos do próprio bolso e gastando suas poucas economias. Contou com a ajuda de muitos - ainda conta - e tem até vaquinha para seguir noticiando de forma independente e imparcial.
Uma coisa que Leandro logo percebeu: depois do boom das primeiras machas, das capas de todos os jornais pelo Brasil, as notícias foram rareando, rareando... mas, enquanto isso, novas praias seguem sendo contaminadas e novas manchas chegam todos os dias.
A grande imprensa meio que se acomodou com o fato, mas o Leandro segue perseguindo a notícia pelo Nordeste, porque acha, de forma sincera, que não se pode calar diante disso.

Quando perguntei por sua vida pessoal, ele ri...

- Nem sei se tenho - diz o rapaz jovem e sem filhos.
Um jornalista que segue como um monge, concentrado em sua fé de dar voz a muitos excluídos, consegue reunir as histórias mais diversas:

Tem a praia onde o turismo morreu, a comunidade indígena que não tem mais pesca, a luta de voluntários que agora sofrem com problemas de saúde.
Enquanto isso, Leandro segue pelas terras nordestinas tirando fotos e não calando, mesmo que isso signifique grana curta, falta de teto para dormir, falta de cama para deitar - tudo isso para que a gente não esqueça que parte do Nordeste brasileiro está sendo arrasada pelo óleo.
<O último naturalista>

O Fábio Origuela, @DeOriguela, se define como um naturalista realizando pesquisa com peixes, comunidades tradicionais, arqueologia e paisagens, e admite que a história de 20 anos de luta dificilmente pode ser resumida em uma simples thread.
A paixão do Fábio por peixes nasceu do seu hobby de aquarista.

Nessa época ele começou a pesquisar os peixes das nuvens, uma espécie incrível que coloca ovos na lama de brejos - e esses ovos resistem a secas e demais intempéries, aflorando meses depois, perpetuando a espécie.
Por conta disso o Fábio se tornou bem próximo de diversos pesquisadores do Museu Nacional, ajudando muito em pesquisas e localização de espécies.

Sempre com grana do próprio bolso, o Fábio já se meteu em diversas enrascadas para procurar seus pequenos peixes...
...como da vez em que se meteu em brejo e encontrou peixes de uma espécie considerada extinta; ou da vez em que foi cercado e ameaçado por milícias, por estar em área por eles controlada; ou da vez em que brigou com empresas e construtoras para manter intactos habitats.
Engraçado é ouvir o Fábio contar disso tudo com uma naturalidade surpreendente, de quem faz tudo por paixão, em completo sacrifício.

De formação, Fábio é cientista social com ênfase em antropologia e especialização em arqueologia brasileira, e mestrado em história das paisagens.
E nisso reside sua atuação profissional - o que, por sua vez, mantém a prática de proteção dos peixes das nuvens.

A arqueologia também é paixão, e Fábio mantém uma pequena empresa de licenciamento ambiental focada no licenciamento arqueológico.
Com foco na proteção de patrimônio cultural, comunidades indígenas, quilombolas e educação acerca desse patrimônio, mais uma vez o Fábio se viu às turras com gente "importante".

Ainda entre risos, ele se diverte contando das tantas vezes em que foi ameaçado.
Emblemática foi a vez em que foi fazer um laudo arqueológico para a construção de uma estrada, e se deparou com um sítio gigantesco e importantíssimo.

Obviamente, o Laudo foi pela interrupção da estrada, o que gerou ligações do Governador, do Vice e de Senadores, questionando.
A cada ligação Fábio foi mais e mais pressionado, o que resultou em ser mais e mais firme... e, por fim, sua empresa foi retirada do projeto e outra empresa contratada... A estrada saiu, com novo laudo arqueológico atestando não haver nenhum sítio ou algo a ser protegido...
À semelhança do @Barbosa_Leandro, o @DeOriguela também ri da pergunta sobre sua vida pessoal, mas finaliza com um suspiro, misto de alegria e fortaleza.

O @DeOriguela, casado e pai, sempre encontrou na família os maiores incentivadores de seu trabalho.
E foi justamente a família que fez ele desacelerar em algumas situações, pois já teve político que, diante de laudos arqueológicos reveladores de sítios a serem protegidos, e da negativa de propina, soltou:

- Fábio, você tem que ter cuidado, pode acontecer algo com seus filhos.
Mas ele diz que segue fortalecido, ainda mais por achar que os atuais tempos não merecem fraqueza.

Tanto na sua paixão pelos peixes, protegendo de forma incansável áreas úmidas que muitas vezes são vistos como simples brejos, mas que são verdadeiros berços de diversas espécies.
...quanto na proteção profissional de sítios arqueológicos, de patrimônio indígena e quilombola e de paisagens ameaçadas Brasil afora, fazendo frente a muita gente poderosa que jamais pensa no coletivo, apenas em seus próprios bolsos.
Essa thread não é para construir a mítica de heróis sem capa.

Essa thread é para revelar dois brasileiros simples, que lutam pelo que acreditam sem pensar em enriquecer ou na fama. Duas pessoas que deixam tanto de suas vidas pessoais para lutar pelo que é de todos nós.
Justamente do que precisamos nestes tempos tão bicudos de inacreditável individualismo e egoismo, em que interesses político-financeiros falam tão alto.

Para que a gente sempre lembre que vale a pena não fraquejar, e que sigamos tendo forças contra os desmandos atuais.
E para apoiar o @Barbosa_Leandro, para que ele siga trabalhando de forma independente no Nordeste, registrando o desastre que ainda ocorre, vocês podem ajudar aqui nesta vakinha: evoe.cc/segundo-a-manc…

Aqui, algumas matérias dele: theintercept.com/staff/leandro-…
E é isso, amigos:

Uma thread sobre pessoas simples, valentes e corajosas, que não permitem que as coisas desandem com seus pequenos grandes gestos.

Força a todos em 2020.

Fim.
Gente, aqui segue o link correto. Ele foi modificado recentemente.

evoe.cc/seguindo-a-man…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with TANTO

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!