, 13 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Um fio sobre: o cidadão do vídeo nazista sabia o que estava fazendo?
.
.
.
Claro que sim. Relaciono isso com algo que já escrevi e que é tão forte no Brasil que tem gente que cai na desculpa do nazista que ele não sabia o que estava fazendo. (1/13)
Antes, uma história. Vc já viu quando o filho de alguém bate com a canela na mesa, um dos pais pega sua mão e o faz repetir: “mesa feia!”? Ou quando, no trabalho, vê um monte de problemas sem dono? (2/13)
Falta ao brasileiro accountability, uma ausência tão sintomática que nem a palavra existe em português – a melhor tradução talvez seja “responsabilização individual”, e ainda assim essa é uma tradução falha. (3/13)
No Brasil, nada é nossa culpa. O filho vai mal na escola? Os pais transferem a responsabilidade para o professor. Que reclama do diretor e das condições de trabalho. O diretor culpa o governo, que por sua vez transfere tudo para a crise internacional ou o FMI. (4/13)
Quantas vezes o leitor não ouviu a seguinte frase: “Fulano não passou na prova, mas coitado, a prova estava muito difícil.” Quantos professores já foram postos na cruz pq os alunos não estudaram? (5/13)
Nossa cultura está recheada de exemplos de transferência de responsabilidade, para o bem e para o mal. No caso da criança e da mesa, a culpa passa a ser do objeto inanimado, e não da cria distraída. (6/13)
Nossos cacoetes comportamentais são assumidos na mais tenra infância. Uma pessoa é accountable quando toma para si as consequências de seus atos. Isso significa que assume os erros quando é sua culpa, mas também que também deve receber os louros por suas atitudes. (7/13)
Exemplos de falta de accountability estão até na língua portuguesa. Se deixamos um copo cair e ele se espatifa no chão, quase sempre dizemos: “o copo caiu”. O sujeito da frase, nesse contexto, é o copo, que obviamente se suicidou. (8/13)
O que está na língua vale para o sistema político e econômico. Quando um político ruim é eleito, a primeira coisa que fazemos é negar que tenhamos votado nele. Jânio Quadros renunciou citando forças ocultas. (9/13)
Toda vez que há qualquer sinal de crise no país, a primeira ação de um governante é encontrar um culpado indeterminado: crise internacional, falta de chuvas, o FMI etc. Ou o Leonardo DiCaprio (10/13)
A falta de accountability é um problema sério no Brasil, pois afeta a produtividade das empresas e torna nosso jogo político e econômico ainda pior, já que ninguém nunca é culpado por nenhum erro. (11/13)
Nas empresas, um tempo gigantesco é perdido gerindo problemas sem dono. Do outro lado da moeda, não valorizamos as realizações dos trabalhadores – “não faz mais que sua obrigação”, afirmam os gestores. (12/13)
E agora se junta a isso o cidadão enganado por funcionários esquerdistas. Não tem nem coragem tem pra assumir sua asneira. Quer, como bom brasileiro, não ser accountable. Nada disso. Sabia que era citação nazista e, pelo que se conhece do cidadão, não deve se arrepender. Fin.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!