, 14 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
Esse senhor da foto se chama Theo Wiederspahn. Veio da Alemanha para Porto Alegre em 1908, e virou um dos mais famosos arquitetos de seu tempo na América do Sul. Depois foi esquecido, e só ressurgiu porque acharam seus papéis no meio de um galinheiro.

Vem na thread Foto antiga do arquiteto Theo Wiederspahn, na qual se ressalta seu indefectível cavanhaque. Ele está de semi-perfil, com o lado esquerdo do rosto em evidência. Foto do arquivo pessoal da família.
Wiederspahn tinha 30 anos quando chegou. Rompeu com o pai, deixou a herança para a ex-esposa e filhos na Alemanha e se mandou para o Brasil. Já era bom no que fazia - quatro obras dele em Wiesbaden, sua cidade natal, são hoje patrimônio histórico alemão. Imagem de um casarão antigo, uma das obras de Theo Wiederspahn tombadas como patrimônio alemão. Foto tirada de um livro. Não tem crédito de autoria.
Porto Alegre era então uma cidade próspera, que sonhava com ares burgueses e tinha grana para investir. Wiederspahn chegou aqui no momento exato para brilhar. Fez dezenas de obras marcantes, como a sede da Receita Federal (hoje o Margs), de 1914 Vista lateral do Margs, em Porto Alegre, em um dia de céu azul e muito sol. Foto de Alexandro Auler.
Além de excelente construtor e desenhista, Wiederspahn era criativo e ousado. A Cervejaria Bopp (hoje Shopping Total), de 1911, marcou época: maior prédio de concreto armado da América do Sul à época, era cheio de detalhes de escultura, incomuns para prédios industriais Detalhe da fachada da antiga Cervejaria Bopp, em Porto Alegre. Em primeiro plano, um grande elefante, espécie de mascote da empresa, surge contra o céu azul. Foto de Marco Quintana.
Hoje, é consenso: Theo Wiederspahn foi um gênio da arquitetura. No entanto, só cerca de 10% do que ele fez ainda está de pé (o Palácio Chaves, esse do desenho, é um que foi demolido). Durante décadas, seu trabalho era ridicularizado. Por quê? Desenho do Palácio Chaves, outrora um dos prédios mais imponentes de Porto Alegre, hoje demolido. É um edifício amplo, com linhas retas e várias sacadas por andar. Autoria desconhecida (mas acho que foi desenhado pelo historiador de Theo, Günter Weimer)
Primeiro, ele se deu mal em vida. Sofreu perseguição do conselho de arquitetura da época (que dizia que ele não tinha diploma), foi preso na 2a Guerra por ser alemão e passou a trabalhar no interior, criando abelhas em seu sítio para fechar as contas Foto do Palacete Theo Müller, recentemente restaurado. É um casarão de dois andares, pintado de azul escuro, cercado por prédios modernos. Foto de Alexandro Auler.
(O que não quer dizer que o que fez nessa fase fosse ruim. A igreja do Leprosário de Viamão, por ex, é dele - e é um projeto considerado genial por arquitetos e historiadores. Wiederspahn orientou a obra por correspondência - uma história incrível, que conto outra hora) Paisagem do antigo Leprosário de Itapuã, em Viamão. No centro, surge a torre da igreja protestante, projetada por Theo Wiederspahn. Foto de Guilherme Santos/Sul21.
Pesou ainda mais a chegada do modernismo na arquitetura. Ecléticos, como Wiederspahn, viraram "fachadistas" bregas. Os prédios que fizeram eram sinônimo de coisa velha. Alguns, tipo o Edifício Ely, se salvaram por milagre - o terreno é estreito, e não servia para um arranha-céu. Foto diagonal do Edifício Ely, em Porto Alegre. O ângulo mostra muitos detalhes da rebuscada fachada do edifício, erguido em um terreno de pouca largura. Foto de Ricardo André Frantz.
Theo Wiederspahn foi esquecido durante décadas. Até entrar na história Günter Weimer, esse senhor da foto. E o galinheiro.

Conversei com Günter esses dias. Quero conversar outras vezes. É uma figura, podem acreditar. Foto do arquiteto e historiador Günter Weimer. Ele está de pé, sorrindo de leve, apoiado na mesa da sala, com algumas obras de arte ao fundo. Foto de Marco Quintana.
Estudando a história arquitetônica de Porto Alegre, Weimer encontrou o nome Wiederspahn em uma edição antiga do Correio do Povo e foi atrás. Achou a família numa chácara da Ponta Grossa, bem ao sul da cidade. E perguntou: vocês guardaram os papeis do velho Theo?
Sim, guardaram. Em um baú.
No galinheiro.

As galinhas dormiam em cima do baú.

Imaginem o que foi RASPAR quase três décadas de cocô de galinha para conseguir chegar nos documentos tudo. Galinhas de diferentes cores, em um espaço de madeira dentro de um galinheiro. Imagem meramente ilustrativa. Autoria desconhecida.
Lá dentro, estava tudo. Desenhos de Wiederspahn, anotações minuciosas, projetos arquitetônicos. Tanta coisa que levou dois anos só para ORGANIZAR tudo, ANTES de começar a pesquisa.

Esse material todo virou um livro sensacional. Recomendo entusiasticamente a leitura. Capa do livro
Hoje, quem falar em colocar abaixo uma fachada de Wiederspahn passa por bárbaro em Porto Alegre (o que não quer dizer que não derrubem, é claro). Mas sua fama, ao menos, está resgatada. Graças à curiosidade de um pesquisador, desses que vocês acham que não serve para nada. Fachada da antiga Previdência do Sul, atual Banco Safra em Porto Alegre. O ângulo diagonal permite ver muitos detalhes da rica fachada, uma das mais bonitas da Capital gaúcha. Algumas pessoas circulam na frente do prédio, em um dia de muito sol. Foto de Ricardo André Frantz.
Fiz uma matéria para o @JC_RS sobre Theo Wiederspahn. Nela, tem muita informação que não coloquei aqui. Leiam, cliquem, passem adiante, prestigiem. Escrever esses negócios dá trabalho, vocês sabem :)

Obrigado pela leitura. Seguimos!

jornaldocomercio.com/_conteudo/cult…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Igor Natusch

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!