My Authors
Read all threads
Na semana passada assisti o American Factory ("Indústria Americana", disponível no Netflix). E comentando com amigos, me dei por conta de que o filme explora uma lógica assombrosa: ele busca justamente um "caminho do meio" (pun intended) entre capitalismo chinês e americano.
Eu nem vou entrar no mérito do filme ser produzido por uma empresa cujos donos são os "Obama". A @VargasWelter já tinha dado esse toque para mim e ela ficou incomodada com o tom "chineses malvados" que o filme construiu em certas cenas.
No que diz respeito à China, de fato, o filme cria uma caricatura do que é ser chinês. A empresa Fuyao Glass é apresentada como uma espécie de híbrido de administração toyotista com rígida disciplina militar. Sua relação burocrática e umbilical com o PCCh são mostrados como...
...sinais de um regime de trabalho autoritário que começa a ser implementado nos EUA (que, por sua vez, é apresentado como um lugar de trabalhadores individualistas e com cultura sindical de luta).

Parece estranho? É porque é mesmo.
O filme não explora, por exemplo, que a região de Fujian, na China (onde a Fuyao nasceu) vem experimentando greves, como em boa parte do litoral chinês: clb.org.hk/content/factor…
Não é interessante mostrar a cultura de luta dos trabalhadores chineses porque isso daria um curto circuito na narrativa do filme: como imaginar que essa galera reivindica o MAOÍSMO para lutar por seus direitos, criticando as relações entre empresariado, partido e governo?
No final, a alta produtividade chinesa é apresentada como resultado da ausência de uma cultura de classes, todos dominados por um partido comunista coligado com os empresários.

Mas há poucos detalhes sobre quem eram os trabalhadores chineses na Fuyao Glass America.
E é muito simples: eles eram engenheiros, administradores, gerentes. Isso diz muito sobre o capitalismo inclusive - quem tá organizando as cadeias produtivas não tem solidariedade com a galera do chão-de-fábrica.
Claro que tem gente que acha que o "trabalhador chinês" é mais disciplinado e pronto, que isso é inerente a uma "cultura". Já vi gente elogiando a disciplina de trabalho chinesa porque os caras "dormem no metrô".

É osso.
Mas quando mostram cenas da Fuyao na China, tudo ali são imagens permitidas. O grotesco de explorar as relações entre fábrica e governo, a tradução da música, tudo serve para mostrar que o modelo chinês é eficiente, mas não é pra nós, americanos.
O que é estranho, porque durante décadas, o modelo toyotista japonês explorou exatamente a mesma lógica (hino de empresa, bandeira, juramento, disciplina militar) e os administradores americanos achavam lindo.

Mas quando vem da China, é curioso como isso alimenta...
...um orientalismo sinológico bizarro.

Enfim, o filme possivelmente vai ganhar do filme da Petra Costa. É um filme de saudades do sonho industrial americano - nem vou entrar em detalhes sobre crise de 2008 e o fechamento da fábrica da GM.
Mas essa saudade parece que apela para uma saída de "caminho do meio confuciano", capaz de aliar o melhor dos EUA e da China. É quase ingênuo nesse sentido - ou seria, se não fosse um filme da produtora dos Obama, lembrando novamente.
Na cena final, com operários dos dois países saindo das fábricas da Fuyao, podia tocar "A internacional". Mas para o gosto dos diretores, talvez eles preferissem botar um "Why can't we be friends" mesmo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!