My Authors
Read all threads
1/10 O que é mais provável, dada a correlação de forças atual: 1) Bolsonaro dar um golpe e destruir o que sobrou de democracia e estado de direito; 2) Bolsonaro sofrer o impeachment? Minha opinião: a probabilidade de ambas as hipóteses é bastante pequena. Segue o🧶.
2/10 O golpe é pouco provável por falta de motivação: 1) os militares já estão no poder, mais até do que na ditadura; 2) a esquerda segue longe do poder, fazendo barulho, mas sem capacidade de bloquear na agenda liberal; 3) o Congresso está alinhado com a agenda da burguesia.
3/10 O único que deseja o golpe é o clã Bolsonaro, para ampliar seu poder e fugir das investigações de seus crimes, cerceando imprensa e justiça. Ele conta com o apoio das PMs e das milicias, além de alguma massa de apoiadores civis, mas sem força ainda para impor um golpe.
4/10 Caso ele force a "mão" e caminhe para o golpe, pode ser abandonado por parte significativa da burguesia, que não tem interesse em mais agitação, já que todos seus pleitos estão sendo atendidos na "democracia". Corre o risco de ver setores militares e jurídicos o abandonarem.
5/10 A hipótese de impeachment é ainda mais remota. Apoiado por 30% do eleitorado e amplos setores da burguesia, com o suporte dos militares e de setores majoritários do poder judiciário, Bolsonaro adoraria ser alvo de um pedido de impeachment e se colocar como vítima.
6/10 O fato da oposição, de setores da imprensa, da sociedade civil e da comunidade internacional denunciarem os abusos autoritários do governo pode servir para limitar seu avanço, mas não tem força para inviabilizar o mandato de Bolsonaro.
7/10 Para o impeachment, seriam necessárias três condições: 1) deterioração forte do apoio popular a Bolsonaro, com aumento da insatisfação social; 2) capacidade da oposição de canalizar essa insatisfação para movimentos de rua; 3) reversão na posição da burguesia e dos militares
8/10 Os dois primeiros fatores dependem da economia e indicadores sociais. Caso prossiga o fracasso da estratégia liberal de retomar crescimento e emprego, a insatisfação pode crescer gradualmente. Mas caso haja uma nova crise (interna ou externa), a insatisfação pode explodir.
9/10 Já o terceiro fator é uma incógnita. É evidente que crise, baixa popularidade e insatisfação social podem abalar o apoio de Bolsonaro junto a setores da burguesia. Mas eles embarcariam nessa aventura? E os militares, iriam arriscar se expor com Mourão?
10/10 Nesse sentido, acho que o debate sobre golpe miliciano e impeachment revela dois desejos, duas tendências, mas não duas opções reais hoje. O mais provável é que esse equilíbrio instável se mantenha até que algum ator conquiste força suficiente para concretizar seus desejos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme Mello

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!