My Authors
Read all threads
Autogolpe acontece quando o líder de um país – eleito por meio democráticos ou não – rasga a constituição para ganhar mais poder ou se perpetuar no cargo. Já aconteceu antes no Brasil. Mais de uma vez. Vem ferir a democracia aqui nesse fio.
Em 1823, depois daquele grito no Ipiranga, surgiu a primeira Assembleia Constituinte. Mas havia o risco grande das leis diminuírem o poder de Dom Pedro I e ele não teve dúvidas: mandou invadir a Assembleia e prender geral, na chamada Noite da Agonia.
Claro que ele jurou ao povo que iria fazer uma constituição super liberal. E claro que era mentira. O amante da Marquesa de Santos pegou dez caras que confiava e praticamente ditou uma constituição que dava a ele plenos poderes sobre quase tudo.
E essa Constituição também foi rasgada. Depois que Dom Pedro I se mandou pra Portugal, o trono ficou para seu filho, Pedro II. Só que aí rolou uma sinuca de bico: a Constituição aí da foto dizia que o moleque, que tinha seis anos de idade, só podia ser coroado com 21.
Então o país foi governado por regentes e começaram várias revoluções, tipo a Sabinada, da imagem (tem épocas que dá mais revolução que cana de açúcar no Brasil). A única solução era colocar a coroa na cabeça do moleque que estava com 15 anos e lendo Playboy escondido no quarto.
Aí rolou um lance muito comum em golpes: o o povo é manipulado para entrar na briga. O Partido Liberal começou a agitar a galera para pressionar o Senado. Só que a ideia não era mudar a regra, e sim a idade desse moleque aí da imagem.
Assim, Pedro II, que estava em casa jogando LoLzinho e vendo Malhação, foi declarado maior de idade (olha a declaração aí na foto) e ganhou uma coroa. Sabe aquela nossa obsessão por salvadores da pátria? O primeiro deles não tinha idade para dirigir.
Ai o tempo passa e vem a república (que também foi golpe, mas não autogolpe), que já dá seu primeiro autogolpe logo de cara, quando nosso primeiro presidente, o ilustríssimo Marechal Deodoro da Fonseca aí da foto viu que ele e o Congresso não davam match.
(Aliás, Deodoro, que liderou o golpe a República, era monarquista até meia hora antes do golpe. Só mudou de lado pq a chefia do Conselho de Ministros do Império foi para um cara que comeu a filha do Barão do Triunfo, que o Deodoro queria pegar na balada.)
Aí vem o golpe de 3 de novembro. Ele fecha a Câmara e o Senado (como mostra essa charge do Ângelo Agostini) e vem com aquele papo que todo golpista adora: o Congresso traiu a nação e blá blá blá povo brasileiro e blá blá blá e vamos aumentar o poder do Executivo.
O exército cercou os prédios do Legislativo e prendeu os Boulos e os Freixos da época. Mas o Deodoro queria mais. Ele declarou estado de sítio e censurou a “extrema imprensa” – que, como sabemos hoje, é qualquer jornal que criticava seu governo.
Bom, o tempo passou e chega a vez Getúlio. Ele é o Darth Vader dos golpes. Qualquer livro sobre golpes e autogolpes de estado (seja no Brasil, na América do Sul, no planeta, na na Via Láctea) precisa ter um capítulo sobre o Getúlio. Getúlio se escreve com "g" de "Golpe.
Getúlio sobe ao poder num golpe em 1930 (nessa foto aí) e diz que "então, vou só colocar o país em ordem e entrego o governo democraticamente, de boas". Mentira. Todo golpista fala isso, aí tranca a porta da sala e passa suberbonder na cadeira antes de sentar a bunda ali.
Em 34, Getúlio já dá um autogolpe, criando uma constituição que diz que quem vai tonar no presidente são os membros da Assembleia Constituinte. Foi eleito e garantiu mais quatro anos no poder, como mostra esse jornal. O "democraticamente" do tweet anterior? Ninguém viu.
Mas a Constituição falava que em 38 ia rolar eleição. Getúlio, no seu gabinete, até lambeu um cantinho da borracha e tentou apagar o artigo, mas ficou uma bosta. Então, em 37, o governo começa a falar de um Plano Comunista para conquistar o Brasil, como dá pra ver nessa manchete.
(Sim, se fosse hoje, o presidente e seus três filh... Não. Errei. Desculpa. Se fosse hoje, Getúlio e sua filha Alzira, essa aí da foto e que era seu braço direito, estariam enlouquecidos no Twitter, criando o caos - é sempre mais fácil dar golpes no caos).
Para impedir o avanço comunista, Getúlio se inspirou num cara que ele era fã: um primeiro ministro italiano que deu um autogolpe para transformar a Itália num país fascista. O nome dele é Benício, Benito... Isso. Benito. Benito alguma coisa. Não lembro agora, é esse da foto aí.
Getúlio fechou o congresso, perseguiu a oposição, censurou a imprensa. Os prefeitos eram escolhidos pelos governadores que eram escolhidos pelo Getúlio que foi escolhido por ele mesmo. Tínhamos desfiles homenageando o nosso supremo líder (como essa na foto) o tempo todo.
Só que o tal plano comunista, chamado de Plano Cohen, era, claro, fake. Isso foi criado pelo General Olímpio Mourão, que era do governo, e se espalhou pelo zap. (Na foto, a foice e o martelo que funcionaram como a mamadeira de piroca do Getúlio)
Ah, esse general Mourão é o mesmo que, décadas depois, quase faria o golpe de 64 dar errado porque não era exatamente chegado à nobre arte do raciocínio lógico. "Em matéria de política, não entendo nada. Sou uma vaca fardada”, ele disse certa vez.
Teoricamente, esse foi o último autogolpe que rolou Brasil. Os outros que rolaram depois foram todos golpes. Mas autogolpes são comuns ainda. Fujimori no Peru dos anos 90, Yeltsin na Rússia também dos anos 90, Maduro na Venezuela toda semana...
Então, se você conhece um presidente colocando o povo contra o Congresso, ou que diz que o sistema de eleições não funciona mais... Fica esperto. O cheiro de merda que vem disso pode ser "apenas" o terreno de um autogolpe sendo adubado. E dessa terra nunca nasce nada bom.
(e se você gostou da thread, corre lá no primeiro tweet e dá um Rtzinho) :)
*tonar não, votar hehehe
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rob Gordon

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!