My Authors
Read all threads
O governo brasileiro começou a apostar forte no uso da cloroquina como solução para a crise do coronavirus, anunciando a distribuição de 3,4 milhões de unidades. O fio explica os resultados de pesquisas científicas sobre o uso da cloroquina para o tratamento de COVID-19.
1/13- No final de janeiro, um grupo de pesquisadores de Wuhan utilizaram um ensaio in vitro com células de rim do macaco-verde africano (VERO E6) para demonstrar que a adição de cloroquina, e de outro remédio chamado remdesivir, reduziram a taxa de infecção por COVID-19.
2/13- Em seguida utilizaram o mesmo modelo experimental para demonstrar que hidroxicloroquina também inibia a infecção das células por COVID-19, que é uma variação da cloroquina usada no tratamento de doenças autoimunes com menor toxicidade e maior disponibilidade.
3/13- A vantagem da cloroquina e hidroxicloroquina é que são medicamentos já em uso comercial, tendo um estoque para uso imediato e possibilidade de já entrar na fase 3 de testes clínicos, acelerando muito o tempo de entrada no mercado para tratar a presente epidemia.
4/13- Esses resultados devem ser interpretados com cautela. No passado, cloroquina também demonstrou atividade antiviral em experimentos in vitro para influenza, zika, chicungunha e ebola, mas esses resultados não foram mantidos ao utilizar modelos animais ou testes em humanos4.
5/13- Em condições normais, testes in vitro são a primeira etapa de um processo de pesquisa básica. Porém, devido a urgência foram iniciados testes clínicos de eficácia com humanos para testar o efeito da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com COVID-19.
6/13- Pesquisadores de Qingdao (China) publicaram sem mostrar os resultados um trabalho cuja conclusão foi: “results from more than 100 patients have demonstrated that chloroquine phosphate is superior to the control treatment in inhibiting the exacerbation of pneumonia...”.
7/13- Em seguida pesquisadores da França publicaram um estudo realizado com 36 pacientes onde os indivíduos tratados com cloroquina ou cloroquina + azitromicina tiveram uma redução na carga viral acima do controle. Resultados promissores, apesar de ter questões amostrais.
8/13- Entretanto, acaba de sair um estudo realizado em Shanghai com 30 pacientes8, onde os pacientes tratados com cloroquina não apresentaram diferenças estatísticas em relação ao grupo controle quanto a evolução da infecção por COVID-19.
9/13- No momento, o embasamento científico para o uso de cloroquina para o tratamento de COVID-19 se restringe a ensaios in vitro e testes clínicos com resultados inconclusivos. Lembrando dos cuidados com o uso, uma vez que este apresenta diversas reações adversas.
10/13- Devido a tal nível de incerteza, não está na hora de anunciar o uso do medicamento e passar a responsabilidade de escolha do uso do remédio para médicos da frente de batalha.
11/13- Está na hora de pedir ajuda para a tão sucateada e caluniada comunidade acadêmica para manter o leque aberto explorando outros potencias remédios e em paralelo fazer um teste clínico mais abrangente para testar o efeito da cloroquina/hidroxicloroquina.
12/13- É importante ter em mente que descobrir um tratamento efetivo é algo bastante difícil. Até hoje não temos tratamento para vírus como Ebola, SARS, MERS, zika, chicungunha. O ponto positivo é a quantidade de esforços dedicadas nesse momento a encontrar tratamentos eficazes.
13/13- Mais importante: a busca por um novo medicamento é um esforço complementar aos esforços de combate estratégico e planejado da epidemia com testagem em massa, confinamento e organização de uma rede de atendimento de emergência, que não podem ser menosprezados nesse momento.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rafael Aquino

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!