My Authors
Read all threads
Fio completo sobre o que aprendi cobrindo o #coronavirus nas últimas semanas. Foi o primeiro a passar muita info boa (incluindo entrevista com um diretor de hospital em Shanghai), mas tb cometi uns erros. De qqer, tenho uma ideia do que vai acontecer. (1/n)
Primeiro, as más notícias. O modelo que se mostra mais acurado sobre o início do surto estima que, até 25 de janeiro, 75.000 pessoas foram infectadas. Isso explica pq os casos tem subido à taxa de 3.000 por dia, totalizando 35.000 hoje. Fica pior! (2/n)
thelancet.com/journals/lance…
Essas 75.000 já infectaram outros. Além disso, muita gente não desenvolve sintomas. Por isso, infelizmente, o número de casos hospitalares ainda vai subir muito. Não deve explodir, mas o pico não deve acontecer até o final desse mês, no mínimo. Claro que espero estar errado (3/n)
Mas espero cada vez mais casos na China. Deve passar, no final das contas, de 100.000 (depois de conversar com especialistas). Ainda vamos ouvir falar muito desse vírus. Agora, as boas notícias. Elas são: (4/n)
(1) Não vai fugir de controle na China; (2) não vai se espalhar pelo mundo; (3) já tem remédios em teste e (4) não dura mais de três meses (tudo isso com algum grau de certeza, mas em ciência ninguém está certo 100% do tempo). (5/n)
Não foge do controle pq as medidas do governo chinês, impensáveis em democracias, são draconianas, mas corretas. E o governo está colocando rios de dinheiro pra resolver o problema (construindo hospitais em dez dias, etc). Veja essa entrevista: (6/n)
Não vai se alastrar pelo mundo pq os países estão de sobreaviso e, diferentemente da China, não tem um foco tão grande. A grande maioria das pessoas que saíram de Wuhan foram para outras regiões da China. Os poucos focos fora do país estão sendo monitorados. Mas! (7/n)
É claro que pode ter focos não descobertos. E alguma coisa sair de controle nos países que já tem casos. E o vírus pode ainda sofrer mutações. Mas essas probabilidades são muito baixas. Concordo com The Economist. (8/n) economist.com/leaders/2020/0…
E não deve chegar ao Brasil. Se chegar, não vai se espalhar, já que estamos no verão. Os casos na Tailândia, Austrália e Cingapura estão completamente sob controle. Se virar global, vai ser por países frios. Mas, de novo, não deve acontecer. (9/n)
O remédio em teste pelo governo chinês é o remdesivir. Já foi usado, com sucesso, por um hospital americano para tratar um paciente. Os chineses já o estão testando com humanos! Um dos meus erros foi reportar que a Tailândia teria descoberto uma cura. (10/n)
Mas mesmo que esse remédio e coquetéis retro-virais não funcionem, o verão no Norte deve acabar com a epidemia eventualmente. Contudo, não deve demorar tanto para a epidemia acabar, embora ainda vá morrer muita gente. (11/n)
E uma última notícia boa: a letalidade do vírus é baixa. Hoje está em menos de 3% de todas as hospitalizações. Como não sabemos qts pessoas estão com leves ou sem sintomas, a verdadeira taxa de mortalidade é muito mais baixa. (12/n) channelnewsasia.com/news/commentar…
Isso não quer dizer que a letalidade não pode aumentar. Mas não é de se esperar que aconteça. (13/n)
No geral, ainda estou no olho do furação (virtualmente), já que não posso voltar pra casa. Era mais otimista há uma semana. Hoje, depois de conversar com dezenas de especialistas, sei que é bem sério e não acaba tão cedo. Mas! (14/n)
www1.folha.uol.com.br/colunas/rodrig…
Não é pra desespero. Vai continuar sendo uma crise na China sem nos afetar diretamente. Indiretamente é outra história. Minha coluna na Folha sobre impactos econômicos (minha residência é Shanghai) (15/n)
www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
E não saiam comprando máscaras. Máscara é para VOCÊ não espalhar qqer coisa, não para se proteger. Na China, a obrigatoriedade é pra que alguém que possa estar infectado não passe pros outros! (16/n)
www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Agora, informação de primeira, feita com input de cientistas de 1a linha. Vou traduzir as principais.
a) Tempo de incubação: 2 a 14 dias.
b) Transmissão agora se dá de pessoa a pessoa.
(17/n)
c) Se espalha mais rápido que o vírus da gripe comum.
d) Os sintomas iniciais tb são de gripe! Febre, tosse etc.
e) No momento, mortalidade concentrada em idosos e crianças.
f) Por enquanto, BOA NOTÍCIA, o vírus está ficando menos letal.
(18/n)
Não quer espalhar fake news?
Esse link, colocado por um professor sênior e alimentado por colegas cientistas é ímperdível para ter boas informações sobre o #coronavirus. (19/n)
docs.google.com/document/u/0/d…
E esse é o link com os casos do #coronavirus em tempo quase real, no mundo inteiro! Podem confiar.
(20/n)
gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashbo…
Peço para me seguirem não pq quero amealhar seguidores (mas claro que gosto), mas pq há muita desinformação. Como eu tenho acesso exclusivo a dados confiáveis, eu posto diariamente. É um bem público. Produzo de graça e com prazer. Fin (por hj!).
@_pinheira @rosana @bollemdb @julianarosa_ um fio completo com análise sobre tudo que aprendi sobre o maldito vírus até hoje, tentando acabar com a desinformação que reina sobre esse assunto.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!