, 11 tweets, 3 min read Read on Twitter
Estava pensando sobre o que a #VazaJato revelou, seus efeitos e o prognóstico.
1) Ficou comprovado que a LJ foi construída na colaboração entre Moro e a força-tarefa, de modo que o juiz não era imparcial, e que considerações políticas afetavam a estratégia de forma ilegítima.
2) Descobriram muita corrupção, mas os métodos parecem ter ultrapassado a legalidade, ancorados na ideia que os fins justificam os meios. Se o objetivo é, porém, estabelecer o primado da lei, essa desculpa não cola, acabando por causar um grande prejuízo ao combate à corrupção.
3) As reportagens do @TheInterceptBr transformaram o Moro numa vidraça permanente, submetendo-o a um desgate sem previsão de terminar. Ele não fez nada em cinco meses e não fará nada até o final de sua permanência no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
4) Para se agarrar ao cargo, deixou de ser um superministro para se tornar um capacho do presidente. Como agora é só o antipetismo que lhe garante apoio, não vai poder fingir que é um técnico, tendo que se assumir como um sub-Bolsonaro Nutella.
5) Exatamente por ser mais limpinho, porém, Moro ainda tem mais prestígio e apoio (inclusive na imprensa - Globo - e em Brasília) que o chefe. O antipetismo/antipolítica é tão forte em parte na população que só quem já se opunha ao bolsonarismo se voltou contra o ex-juiz.
6) A reação (principalmente por parte do Moro) contra o @TheInterceptBr foi muito autoritária, confirmando o pertencimento ao governo. Absurdo.
7) No final das contas, Bolsonaro se beneficiou porque, em conjunto com a saída do Santos Cruz e o enfraquecimento do Guedes, a fragilização do Moro afirmou sua dominância no governo e tem alguém pra levar as pancadas no lugar dele ao mesmo tempo que atiça os minions hidrófobos.
8) A esquerda mobiliza sua base, mas ao mesmo tempo reforça a demanda eleitoralmente ruim do Lula Livre. Eu acho que o processo devia ser anulado, mas não creio que será, então parece provável que a esquerdacontinue a falar principalmente para os simpatizantes.
9) A não ser, portanto, que o Intercept solte uma bomba (tomara!), creio que vai ficar tudo por isso mesmo, apenas reforçando a polarização. Não é coisa de país sério...

Agora vou dormir, espero não acordar amanhã e achar que só escrevi besteira.
10) Acordei. Eu tinha dado como certo que a indicação do Moro ao STF tinha ido pro espaço pela perda de apoio. A reação da ala mais punitivista do Supremo em sua defesa e o apoio dos senadores na sabatina me fez mudar de ideia: a indicação só ficou menos provável, não impossível.
11) É possível, porém, que Moro entre pra política eleitoral, talvez como vice em 2022 (quem achou que Bolsonaro não ia tentar a reeleição é muito ingênuo) e sucessor em 2026. A ruptura com o bolsonarismo ficou bem mais improvável.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Thiago Krause
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!