, 11 tweets, 2 min read
CBF pode cobrar direitos de transmissão de rádio para o Brasileiro 2020. O almoço não é grátis, sabemos. Mas por que isso empolga tanto o torcedor, que também comemorou as pauladas que Andrés Sanchez deu na imprensa sábado na Arena? Segue o raciocínio abaixo.
A imprensa esportiva brasileira tá seguindo por um caminho em que isto me parece inevitável. A produção de circo, de jornalismo da chacota e da falação esportiva como forma de motivar a audiência ganharam força. Por que? Porque dá audiência. Simples.
E por que dá audiência? Porque é EXATAMENTE ISSO QUE O PÚBLICO QUER. É uma bobagem dizer que o torcedor quer jornalismo esportivo qualificado. Ele quer se enxergar no debate. Ele quer que a opinião dele seja a opinião do jornalista.
Já vi diversos caras que me elogiavam me "largarem de mão" na primeira opinião que eu dei e era diferente daquilo que eles pensavam. Ou seja, o torcedor quer A OPINIÃO DELES.
Com isso, crescem os influenciadores (que são uma extensão do pensamento do torcedor), os oficialistas (que não vão falar mal do meu time) e o jornalismo de boteco (que fala a minha língua).
Por outro lado, a oposição a este fenômeno faz jornalismo segmentado, com uma forma inacessível, hermética e distante do grande público.
A tudo isto, junta-se uma falta de preparação dos jornalistas, um deslumbramento de outros e um inchaço da atividade, resultando numa bola de neve cuja única solução é filtrar à força ($$$) quem pode ou não cobrir futebol.
Nós somos os inimigos porque o torcedor nos enxerga sem a autoridade que a gente julga ter, como se nossa "falação" devesse ser ocupada por um deles e como se nossas críticas fossem fundamentadas por aquilo que fundamenta a deles.
E porque eles acreditam que nosso compromisso é dizer aquilo que eles querem ouvir. Não é. Mas eles perseguem isso e se não for assim, a gente não presta.
A conta vai ser zerada com esse filtro. Nós também pedimos isso. Jornalismo Esportivo é muito mais que abrir um microfone e falar o que se pensa. A gente desprendeu, a gente desencantou o público e, por fim, a gente precarizou o meio.
O meio é a mensagem, é quem emite a mensagem e quem recebe a mensagem. O futuro é dos influencers, de quem apela por audiência e de quem produz circolp. Sejam bem vindos ao que todos nós criamos. Nós e vocês. Depois, será tarde demais pra sentir saudades.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carlos Guimarães
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!