My Authors
Read all threads
[Thread]

Conheça um pouco mais de Tiago Nunes, o novo treinador do Corinthians.
Tiago Nunes é bem versátil quando se trata de esquema, costuma se adaptar bem ao que o elenco lhe oferece como característica.

Chegou ao Athlético adotando um 4-2-3-1, pós eliminação para o Boca, com um foco na Copa do Brasil, utilizou o 4-3-3 e o 4-1-4-1.
Como marcam as equipes de Tiago Nunes? O CAP costumava marcar com bloco alto utilizando um 4-2-4, com foco principal que os extremos fechem os laterais adversários, dificuldade uma transição pelo lado.

Geralmente, o combate é feito pelo centroavante e por um dos meio-campistas
Já em bloco médio, a equipe costumava marcar no 4-4-2, onde os extremos acompanham os laterais até o fim, com muita intensidade. Sempre um dos meias fica ao lado do atacante para oferecer suporte na hora do combate.

Em bloco baixo, a equipe trabalha no 4-5-1.
Problemas: Como era uma equipe que subia bastante as linhas e era muito intensa na marcação alta, acabava oferecendo certos espaços para o adversário na hora do contra-ataque.
Um dos principais defeitos da linha alta e atacar com muitos jogadores é o fato da linha defensiva ficar exposta ao contra-ataque e muitas vezes acaba tendo que ficar mano a mano com o ataque adversário.
Uma das forças de Tiago Nunes é a intensidade de suas equipes na hora de fazer o perde-pressiona.

Geralmente, essa pressão é feita por 3-4 jogadores, que vão fazer o abafa assim que o adversário recupera a posse de bola.
Outra característica forte de Tiago Nunes é a marcação alta, a equipe marca com muita intensidade e sobe com muitos jogadores para abafar a saída de bola da equipe adversária
A pressing do Athlético era um dos principais pontos da equipe, que tinha como marca justamente essa intensidade e poder de fogo na hora de pressionar.
Como funcionava a saída de bola da equipe do Athlético? A principal ideia de jogo da equipe paranaense era sair do campo defensivo trocando passes.

Utilizando bastante a saída de 3
Quando a equipe tem a posse, sempre existe uma movimentação constante entre os jogadores para sempre buscar dar a opção de passe para o portador da bola
Os laterais costumam apoiam bastante, gerando amplitude para a equipe, enquanto os zagueiros também abrem para dar opção do passe.

O pessoal do meio, busca sempre formar um triângulo, apesar da movimentação constante, o triângulo dificilmente se desfaz.
Quando a saída de bola já acontece, o time se portava com os dois pontas gerando muita amplitude e profundidade, o 9 sempre oferecendo jogo no pivô e um dos meias caindo bem nas entrelinhas adversárias para servir como opção de passe
Já quando a posse já está no campo ofensivo, Tiago Nunes costuma ter uma equipe com bastante jogadores no ataque. Laterais apoiam muito, pontas dão profundidade e o meio-campo se movimenta muito
O ex-time de Tiago Nunes utilizava bastante os zagueiros como sendo os primeiros armadores do time, com muita liberdade para fazerem a saída de bola e abusarem dos passes verticais, principalmente com Léo Pereira.
Observem como os defensores quando pressionados, não exitam em recuar para o goleiro e automaticamente já abrem para dar opção de passe
Uma coisa bastante usada pelo Athlético eram os lançamentos em profundidade buscando o Rony, geralmente partido de um zagueiro.
Para finalizar: O que esperar do Corinthians de Tiago Nunes? Podemos esperar uma equipe com muita intensidade e muito vertical. Com uma saída de bola qualificada, laterais muito presentes na construção das jogadas e muita intensidade na hora de fazer a marcação pressão.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Corinthians Scouts 📊

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!