, 7 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Em junho deste ano, Jair Bolsonaro declarou que a Fórmula 1 tinha 99% de chance, “ou mais”, de vir para o Rio a partir de 2021. A construção do autódromo de Deodoro, no entanto, depende do fim de uma floresta. @RealBetoKaz contou a história desse projeto. 👇🏻👇🏽👇🏿
Tudo começou quando Cesar Maia restruturou o autódromo de Jacarepaguá para os jogos Pan Americanos de 2007. Na época, como prefeito, ele assinou um acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo comprometendo-se a achar uma área que alojasse um novo autódromo.
Maia pediu à União um novo terreno, que sugeriu a Floresta do Camboatá, em Deodoro. A história caminhou a passos lentos até 2010, quando o prefeito Eduardo Paes aprovou dezenas de mudanças urbanísticas na cidade para a Copa e as Olimpíadas, incluindo a construção do autódromo.
Mas não foram feitos estudos confiáveis para medir o impacto ambiental na região – o que gerou uma longa disputa jurídica. Em 2018, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux proibiu qualquer obra no Camboatá sem apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental.
Havia, no entanto, uma chicana jurídica: a liminar do STF citava o governo do estado, não a prefeitura. Se aproveitando da situação, Marcelo Crivella fez, em 2017, uma convocatória para interessados na “implantação, operação e manutenção do Autódromo Parque, em Deodoro”.
Desde então, Wilson Witzel e Jair Bolsonaro já entraram na história em defesa desse novo autódromo, cuja construção representa o fim de uma área da Mata Atlântica – a única em planície da cidade – um pouco maior que a do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Na piauí de novembro, uma floresta contra o autódromo de Crivella e Bolsonaro. Texto aberto a todos os leitores em nosso site.
piaui.folha.uol.com.br/materia/a-chic…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with revista piauí

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!