, 8 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
No Brasil, empregados e empregadores precisam da tutela estatal para um simples contrato de trabalho. O resultado são milhões de desempregados e um exército de burocratas com emprego vitalício.
No Brasil ainda predomina a visão do cidadão brasileiro como um indivíduo eternamente infantilizado, incapaz de tomar qualquer decisão sem o paternalismo do Estado babá.
Essa é a “Visão dos Ungidos” de que fala Thomas Sowell: meia dúzia de pessoas sentadas em Brasília e nos prédios suntuosos da “justiça do trabalho” por todo o país (são 1.377 varas) sabem, melhor do que você mesmo, o que é melhor para a sua vida.
A liberdade do cidadão brasileiro não inclui a liberdade de fazer um contrato de trabalho do jeito que ele quiser. A negociação entre contratador e contratado precisa da benção do Ministério do Trabalho, dos Conselhos Regionais, dos sindicatos e, é claro, da “justiça trabalhista”
O fato irrefutável é que a justiça do trabalho consome em custeio próprio o dobro do que paga em indenizações. Em 2015 o montante das indenizações trabalhistas foi de R$ 8,5 bilhões, enquanto o custo do sistema judiciário trabalhista foi de R$ 17 bilhões.
Seria mais barato extinguir a justiça trabalhista e declarar que todas as indenizações pleiteadas pelos empregados serão automaticamente pagas.
Niall Ferguson diz em A Grande Degeneração que os maiores inimigos da democracia são os autores de leis longas e complexas.
Ele poderia também ter incluído aqueles que defendem e promovem essas leis.

O cidadão brasileiro não é um idiota que precisa da tutela permanente de um Estado onipresente e muito, muito caro. Nenhum país se desenvolveu tratando seus cidadãos desta forma.
A melhor justiça trabalhista é dar a todos a oportunidade de ter um emprego.

O melhor juiz do trabalho é quem precisa dele.

(Ensaio "A Cura Que Mata o Doente: Justiça do Trabalho, Liberdade e Desemprego", do meu segundo livro "Jogando Para Ganhar")
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberto Motta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!