My Authors
Read all threads
NO AR. Como são feitas as previsões do PIB — e por que elas erram com frequência. aosfatos.org/noticias/como-…
A divulgação do fraco desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019 — avanço de 1,1% — voltou a levantar discussões sobre a qualidade das projeções de crescimento do governo federal e do mercado, que, no fim de 2018, previram que o Brasil cresceria 2,5%.
Os dados evidenciam os erros. Desde 2011, o relatório Focus, documento do @BancoCentralBR que reúne as previsões de mais de 130 instituições financeiras, só não superestimou o crescimento da economia brasileira em 2015 e 2016, auge da crise econômica. Veja no gráfico.
@BancoCentralBR No Brasil, além da economia instável e muito dependente de commodities, cujos preços são difíceis de prever, as projeções esbarram na limitação de dados históricos disponíveis, segundo economistas. Exemplo disso é a série histórica de dados comparáveis do PIB, que começa em 1996.
@BancoCentralBR A imprevisibilidade política do país nos últimos anos e fatores inesperados, como o rompimento da barragem de Brumadinho, a crise argentina e a greve dos caminhoneiros, também podem ter contribuído para imprecisões observadas nos últimos anos, segundo os economistas que ouvimos.
@BancoCentralBR Porém, esses fatores não explicam por que houve tendência clara de superestimar o desempenho da economia nas previsões recentes. Para Emilio Chernavsky, da USP, que estudou a acurácia de previsões do boletim Focus, há um viés ideológico que pode ter atrapalhado as projeções.
@BancoCentralBR Segundo Chernavsky, que é doutor em teoria econômica pela FEA-USP, modelos de previsão do PIB passaram a dar um peso maior à confiança na economia e menosprezaram outros fundamentos econômicos importantes, como a massa salarial e a capacidade ociosa da indústria.
@BancoCentralBR Ricardo Barboza, da Coppead/UFRJ, também aponta problemas de superestimação do PIB. Para ele, projeções otimistas são publicadas “sem que esteja claro o que vai fazer a economia sair de um crescimento em torno de 1% para crescer mais de 2%”.
@BancoCentralBR Os dois economistas afirmam que a solução para calibrar as previsões do PIB passa por uma maior transparência dos métodos de análise empregados e por ressaltar o intervalo de confiança das estimativas, não destacando sempre o maior valor da faixa.
@BancoCentralBR Previsões econômicas furadas, não são exclusividade brasileira. Uma análise da Bloomberg mostrou que apenas 6% das previsões de crescimento do PIB feitas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) desde 1999 ficaram dentro de uma margem de erro de 0,1 ponto percentual.
@BancoCentralBR No resto, houve um erro médio de 2 pontos percentuais — número significativo considerando que a média de crescimento mundial em 2018 foi de 3%, segundo o Banco Mundial.
@BancoCentralBR Já um levantamento feito pela revista The Economist em 15 países ricos mostrou que instituições financeiras têm um desempenho ruim nas previsões feitas com mais de um ano de antecedência e raramente conseguem prever retrações econômicas.
@BancoCentralBR O PIB é a soma de tudo o que um país produziu num determinado ano e, naturalmente, prever seu crescimento é uma tarefa difícil, que envolve um número enorme de variáveis, como juros, taxa de câmbio, confiança, balança comercial, atividade da indústria, entre outros.
@BancoCentralBR Profissionais que trabalham com previsão recorrem a modelos estatísticos complexos que tentam simular como essas variáveis interagem entre si e, assim, gerar previsões sobre como a economia deve se comportar no futuro. Cada banco ou instituição costuma ter seu modelo próprio.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Aos Fatos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!