Vou tentar resumir minha leitura do tamanho do problema.
A primeira questão CERTAMENTE vai gerar milhares de teses ao longo dos próximos anos.
Por sua vez, a classe política não queria reagir na direção óbvia: restringir o movimento interno e externo. Há motivos ideológicos e pragmáticos para isso.
O motivo ideológico é que fechar fronteiras não cabe no consenso atual -- nem a direita nem a esquerda dos países desenvolvidos aceitam o fechamento de fronteiras.
E tem também um motivo universal: as pessoas têm dificuldade de entender progressão geométrica. O povo não viu que 2 mil ia virar 200 mil rapidinho.
O Brasil é, no fundo, um país semi-ocidental. A gente não tem debate próprio. Cada grupo-br acompanha um pedaço do debate estrangeiro.
Além disso, têm as características gerais do Brasil. Como já falei...
Parte disso é que o clima nos salvou de epidemias mais grave. A outra parte é só falta de noção mesmo.
Mas é parte da equação.
Aí entra o embate entre bolsonaristas e anti-bolsonaristas.
Segue minha leitura desse episódio.
Peço, então, que tentem ter um pouco de paciência: partes do que segue parecerá estranho, mas posso justificar melhor depois.
Existem vários motivos para isso, mas o principal é o seguinte: o Brasil é um país com um parlamento particularmente poderoso. Esse é outro assunto que eu também expliquei em...
Aqui a versão mais longa: brasilsemmedo.com/o-parlamento-i…
Por isso mesmo, como @silviogrimaldo também explicou em algumas entrevistas, os militares se tornaram uma parte importante do governo. Não é militarismo: é falta de quadros partidários.
Mas a oposição tem. E eles têm explorados diferentes modos de derrubá-lo desde o início.
Os manifestações de domingo foram tão delicadas: a oposição tinha enquadrado as manifestações como uma ataque às instituições para tentar...
E aí veio o coronavírus no meio disso tudo.
(Acabou o espaço. Continuo já, para chegar ao presente).
Foi uma mistura de sucesso e fracasso igualmente estrondoso: provou que ele é o político...
O governo, por sua vez, começou a responder: aceitou a responsabilidade pelo problema e começou a agir.
Em primeiro lugar, acho o caso pelo impeachment fraquíssimo. Não vejo base legal alguma (apesar da Janaína Paschoal ter se juntado oficialmente à ....
Além disso, a oposição é um balaio de gatos malucos, sem qualquer unidade ideológica ou lealdade pessoal. Não vejo possibilidade desse pessoa se unir em...
Para terminar, tentar derrubar o governo no meio de uma epidemia lançaria o país em uma espiral de caos tão grande que eu imagino que mesmo parte dos anti-bolsonaristas vão preferir esperar 2022.
Uma parte significativa continuará sendo desperdiçada na briga política, mas eu espero que seja pequena. O Brasil precisará de toda a energia possível.
Existem três fatores agora pelos quais devemos rezar: (i) que o vírus seja fraco nos trópicos; (ii) que a hipótese da herd immunity seja verdadeira; (iii) e...
O papel da sociedade brasileira será limitado nessa história. O objetivo agora é todo mundo tentar manter a cabeça acima da água e aguentar o impacto.
Creio que o risco maior agora é confundir...
Quando passar o sufoco desses dias, enviarei novas edições: lucasmafaldo.org