My Authors
Read all threads
Já escrevi sobre isso, mas só para ressaltar diante do artigo mentiroso e xenófobo do Larry Rohter que a @RevistaEpoca resolveu publicar:

- A epidemia de gripe asiática de 1957 foi inicialmente registrada em Cingapura e não na China: cdc.gov/flu/pandemic-r…
- Quando ela atingiu a China, contudo, o momento foi terrível. A tentativa de reconstrução nacional do "Grande Salto pra Frente" estava começando. E apesar de ter sido uma política desastrosa, o número de mortos está diretamente relacionado à epidemia:

globalsecurity.org/security/ops/h…
- O governo chinês reconhece 15 milhões de mortos (mas outros estatísticos e historiadores chegam a 45 milhões, como o caso do Frank Dikötter, que extrapola cifras por meio de inferências por vezes absurdas). Mas na narrativa dele, não há nada sobre a pandemia.
- Já em 1968, a pandemia de gripe se originou em Hong Kong (e cerca de 15% da população foi atingida). Nessa época, como se sabe, Hong Kong era possessão colonial britânica. E os ingleses nada fizeram para conter a epidemia por considerarem que ela tinha baixa letalidade.
- Mas as pandemias se espalham e essa acabou chegando nos EUA. Após se espalhar pelo Sudeste asiático, chegou até o Vietnã. E após a ofensiva de Tet, quando muitos soldados americanos retornaram para os EUA, traziam na mala a gripe "chinesa".
- Embora Larry Rohter queira colocar a gripe de 1968 na conta do Partido Comunista Chinês, ele tem na verdade dois outros "culpados" para apontar o dedo: o domínio colonial britânico em Hong Kong e a guerra imperialista dos EUA no Vietnã.
- Contudo, como é um jornalista desonesto, resolve falsificar a história deliberadamente. E, claro, a @RevistaEpoca sequer se prestou a rever essas informações. Um trabalho editorial primoroso - só que não.
- Mas eu concedo que o SARS, de fato, está ligado à China. Mas, volto a insistir, leiam o historiador Mike Davis. Seu livro "O monstro bate à nossa porta" identifica que o problema está longe de ser o comunismo e sim justamente o contrário. É no capitalismo que está o monstro...
- Está justamente na urbanização acelerada das cidades chinesas, no consumo massivo de víveres promovidos por uma indústria alimentícia predatória (olá, agronegócio!), está na indústria farmacêutica, que lança antibióticos à rodo e tenta capitalizar as epidemias.
- A proliferação do COVID-19 em Wuhan está ligada diretamente à intensa urbanização de uma cidade que fica às margens da maior usina hidroelétrica do país, a Hidrelétrica das Três Gargantas. Essas obras colossais geram inegável impacto e desequilíbrio ambiental.
- Essa crítica, claro, Rohter não faz. Não é do seu interesse. É preciso culpar a China, o PCCh, o comunismo. Falsificações históricas e omissões gritantes fazem parte de uma estratégia que tem como fim estimular uma guerra ideológica que o trumpismo vem tentando empreender.
- Que o bolsonarismo, capacho como é, compre essa narrativa, faz parte. Que a @RevistaEpoca embarque nessa já é mais ridículo. Recomenda-se que o periódico da próxima vez faça uma checagem correta das informações e que abra espaço para cientistas fazerem o contraponto.
- Eu mesmo, com o pouco conhecimento que tenho, consegui desmontar essa narrativa ridícula de Rohter. Imagina quem é, de fato, especialista. Basta apenas que a revista pare de dar palco para palhaço em épocas de desinformação e pandemia.
PS: Falei antes e falo de novo. A desinformação do artigo é grave o suficiente para reforçar o preconceito de que todo oriental é "chinês", à medida que confunde Cingapura e Hong Kong com a RPC.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!