My Authors
Read all threads
O @Th4L3sJp me marcou num fio que o fundador do Spotniks fez culpando o PCCh sobre a pandemia do Corona Vírus.

Eu nem sei se vale a pena rebater, porque no meio de tanta desinformação, tem coisas reais e tem, claro, pastiche.

Mas só pra salientar:
No início da epidemia, fiz uma thread questionando o quanto as discussões sobre hábitos alimentares chineses tradicionais são responsáveis pela pandemia. A resposta que tenho até agora, segundo alguns seguidores, é simples: a correlação é nebulosa.

Ou melhor dizendo, inexistente.

Isso porque os hábitos alimentares de comer animais silvestres não é exclusividade chinesa. Povos autóctones nas Américas, na África e na própria Ásia possuem esses hábitos, relacionados à caça.
Todavia, ninguém sabe porque o Peru, onde existe o consumo de porquinho da índia, lesmas, caramunchos e até mesmo argila, não se tornou epicentro de uma pandemia:

newperuvian.com/weird-foods-in…
Minha hipótese, não como biólogo ou epidemiologista, mas como historiador, é olhar para o que Mike Davis atentou em "O monstro bate em nossa porta", ou seja, a transformação industrial acelerada da China. Seu impacto ambiental é notório e não há porque negar.
Todavia, o fio do criador do site Spotnik só refere que China é um país autoritário e compara com o descaso em relação à Chernobyl. Eu não discordo nenhum pouco da primeira posição - embora o que estamos vendo hoje é que as democracias liberais estão se fechando também.
Algumas sequer influenciadas por epidemias (EUA, Hungria, Inglaterra), diga-se de passagem. Não faz sentido o tu quoque, claro. Os erros do PCCh já são notórios, em especial no início da pandemia, tentando negar a informação inicialmente.
Para quem conhece um pouco da história do PCCh, sabe que a descentralização é uma espécie de benção/maldição e que institucionalmente, uma das maiores dificuldades é o alinhamento de práticas e discursos de cima para baixo.
Uma matéria mais honesta do que a da CNN, que o autor do fio apresenta, é essa do El País: de fato, as autoridades centrais chinesas sabiam dos perigos da epidemia. Porém, as autoridades locais praticamente ignoraram os apelos...

brasil.elpais.com/internacional/…
Todavia, não cabe aqui fazer qualquer tipo de ressalva a ação do PCCh. Poder político é para ser cobrado mesmo e cobrar do PCCh medidas é fundamental - conquanto estejamos preparados para cobrar de todos os poderes políticos agora que o quadro é pandêmico.
O que me choca no fio, contudo, é que o autor foi incapaz de citar uma única vez o argumento de Davis sobre como a transformação capitalista chinesa seria responsável pela pandemia. Talvez isso não caiba na sua perspectiva ideológica.

Mas tem bons textos sobre o tema:
O que eu mais gostei até agora foi esse do coletivo Chuang (@chuangcn), grupo anticapitalista que analisa o desenvolvimento do capitalismo na China por um viés crítico: afita.com.br/outras-fitas-c…
No texto há uma forte crítica ao PCCh, claro, mas não somente pelo autoritarismo, mas também por omitirem informações visando proteger o capitalismo de Estado chinês.

Um capitalismo que precisa, sim, ser encarado, pela esquerda e pela direita.
(ainda mais depois que saiu a relação de empresas privadas que se beneficiaram das práticas de preconceito étnico contra uighures na China...tem de tudo, Fila, Nike, Apple, BMW...)

dw.com/en/top-brands-…
Mais do que "hábitos alimentares", essas análises priorizam justamente como tais hábitos são reinseridos em lógica de consumo massivo, urbanização acelerada, industrialização forçada e crises climáticas descontroladas.

Um exemplo disso? O mercado de Wuhan.
O mercado de Wuhan é um mercado massivo, recebe milhares de pessoas diariamente. E uma das hipóteses mais recentes não é de que o vírus se instalou lá e sim que alguém trouxe ele para o mercado:

sciencemag.org/news/2020/01/w…
Claro que as condições de higiene local não devem ter facilitado - mas a título de comparação, recomendo conhecer a feira livre do Alecrim, em Natal, onde o abate dos animais é feito na hora, de forma bastante "tradicional". E nem por isso a capital potiguar é foco de pandemias.
Nessa história toda, vocês podem ler o fio do rapaz do Spotniks por aí (não vou passar o link, ele que lute). Mas não recomendo.

O que eu recomendo? Ler Mike Davis. O livro dele tá por dez reais na Estante Virtual. E ele lançou texto novo: blogdaboitempo.com.br/2020/03/16/mik…
PS: Esse perfil é marxista, mas não endossa o PCCh e tampouco compactua com orientalismo e xenofobia.

Beijas de luz.

PS2: Sigam o coletivo Chuang no Twitter. :)
PS3: O fio do rapaz tá no mesmo nível dessa hashtag falando que o vírus é "chinês". Xenofobia da grossa (ou sinofobia, pra ser mais específico).
PS4 (haja PS): Ó a extrema-direita levantando que a culpa toda é do Partido Comunista Chinês. De mãozinha dada com o pessoal do Spotniks.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!