, 13 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Ricky Gervais para iniciantes: agora que o comediante mais povão da Inglaterra está merecidamente bombando por causa das verdades ditas no Globo de Ouro, vou falar o que sei que ele fez nos últimos anos, pra quem quiser conhecê-lo melhor. E uns comentários sobre a cultura dele.
O sotaque do Ricky é associado à classe trabalhadora inglesa, que foi onde ele se originou mesmo. Não é muito fácil pra quem aprende inglês com base no sotaque americano. Enquanto nos EUA há sotaques associados a raça, no Reino Unido ainda há sotaques associados à classe.
Uma vez um inglês amigo meu voltou de um jantar visivelmente abalado, quase aos prantos, porque um professor da Universidade de Cambridge havia feito um comentário maldoso sobre ele não ter dinheiro para uma gravata. No nosso College a gravata era opcional nos jantares formais.
Esse episódio ilustra a força do classismo no Reino Unido. Algo que não existe aqui. Não temos sotaque de pobre. Isso dá uma cor especial ao Ricky: toda vez que ele abre a boca para fazer uma piada, só o sotaque já insulta certa elite tradicional britânica.
Gervais é muito inteligente, quase se tornou cientista. Ele tem teorias explícitas sobre o humor. Uma delas é que qualquer assunto pode ser alvo de piada. Outra é que a melhor comédia do mundo está entre amigos, não nas obras dos comediantes. Os últimos só tentam capturar isso.
A comédia de amigos ("mates") que Gervais considera a melhor é a provocação: "banter". Com base nisso tornou famosíssimo um amigo que ele zoava num podcast lá pelos idos de 2007, Karl Pilkington. Ricky diz que ele tem uma cabeça redonda demais, "igual uma fucking laranja".
Pilkington, produtor de rádio na época, também foi apresentado ao público como um "macaco depilado" e um homem das cavernas brilhantemente burro que olha pra quase tudo como se tivesse sido tirado se uma geleira ontem.
Trechos selecionados desse podcast, que também tem participação de Stephen Merchant (que escreveu The Office com Gervais), viraram uma animação da HBO: Ricky Gervais show (2011). É ótima e tem muitos clipes no YouTube.
Gervais já é quase sessentão. Tinha mais de 30 quando The Office explodiu na BBC. A opinião geral, que também é a minha, é que o texto e as premissas têm sua melhor versão na adaptação americana com Steve Carrell no papel principal. Ainda é fonte de memes anos depois.
Gervais é ambicioso como mente criativa. As séries Derek e Afterlife são alguns dos projetos mais ambiciosos artisticamente. Ele tenta trilhar a tradição de tragicomédia britânica (Python, Blackadder) fazendo rir e chorar. Acho que não é muito bem sucedido nisso. É apenas bom.
Acho que Ricky Gervais brilha mesmo no Stand-up. O formato é cerebral, o que dá amplo espaço para ele florescer como comediante sem distração com preocupações dramatúrgicas. Então recomendo os especiais dele, tem Netflix e clipes no YouTube. Ele malhando a religião é um deleite.
P.S.: Normalmente "Ricky" é apelido de Richard. Mas ele é Ricky nos documentos mesmo.
P.P.S.: Se você se tornar um fã, o podcast dele ainda em atividade é o "Ricky Gervais is Deadly Sirius", na rádio Sirius XM, do Howard Stern.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Eli Vieira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!