1. Governo precisa de algo simples: organização, unificação, mapeamento e autoridade. Com mensagens trocadas, discursos desalinhados e sem líderes reconhecidos dificilmente terão avanços, principalmente em um Congresso fragmentado.
A) Organização: batalhar regimentalmente, não deixar oposição tomar conta do debate. Ter olhos e ouvidos no Congresso 24/7.
B) Unificação: mensagens alinhadas entre todos os núcleos: familiar, militar, econômico e político.
C) Mapeamento: saber quem é quem no Congresso. Quem influencia colegas, setores, imprensa, corporações, bancadas, etc. Para cada um ter uma estratégia tailor made de convencimento baseada em ambições políticas de cada grupo e sub-grupo. Criar motivação para o Parlamentar.
D) Autoridade: líderes reconhecidos por Parlamentares. Ou seja, colegas saberem que são nomes com trânsito palanciano, poder de convencimento, poder de entrega.
- O modelo de coabitação política proposto por Bolsonaro ainda não funcionou a ponto de criar uma base política estável;
- Os ataques de Olavo de Carvalho ao vice-presidente Hamilton Mourão e a ministros sem a devida manifestação de condenação por parte de Jair Bolsonaro projeta uma imagem de fragilidade do presidente aos olhos do Parlamentar;
- Salvo a equipe econômica, o governo não parece - aos olhos do Congresso - empenhado em avançar com sua agenda.