, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
1- Thread. Mês de testes pro Governo.

Em menos de 30 dias, treze MPs para votar. Apenas 3 são de Bolsonaro, as demais, vieram de Temer. Algumas devem caducar nos próximos dias, mas são de baixa prioridade, como a MP transfere a Junta Comercial do DF da União para o poder local.
2 - Entre as demais, há polêmicas. Uma é a MP 863, que trata da ampliação de capital estrangeiro nas empresas aéreas. Foi aprovada em Comissão Especial com alterações consideradas pelo governo como nocivas ao propósito de estimular a concorrência no setor de aviação civil.
3 - O texto aprovado condiciona o aumento do capital à obrigatoriedade de as empresas operarem 5% de rotas regionais. Restabelece também a franquia de bagagem, eliminando a cobrança por despacho. Sua validade se encerra no dia 22.
4 - A MP do Saneamento também é polêmicas, pois enfrenta resistência por acabar com exclusividade dos prefeitos na exploração dos serviços. Ela deve ser votada terça em Comissão Mista. Depois vai aos plenários da Câmara e do Senado. A data-limite p/ aprovação é 3 de junho.
5 - Já sob Bolsonaro, duas MPs enfrentam forte oposição. Uma é a MP 870, que reestrutura os Ministérios e vem sendo bombardeada por parlamentares, que não aceitam a transposição de alguns órgãos para outros ministérios.
6 - Outra é a MP 871, que faz um “pente-fino” nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
7 - Quanto MP 870 o caso mais controverso refere-se à proposta de transferência do COAF, sob a alçada da Economia para o comando do ministro Sérgio Moro, da Justiça. Com relação à MP no 871, alega-se que a medida provocaria um aumento de ações na Justiça contra o INSS.
8 - O governo deve enfrentar muitos problemas no desenrolar dessas MPs, visto que ainda não possui uma base de apoio capaz de garantir os votos necessários à aprovação das matérias.
9 - Caso ocorra algum revés na tramitação dessas propostas, que requerem apenas maioria simples de votos, pode se disseminar um clima de desconfiança em relação à capacidade do governo de aprovar a Reforma da Previdência e outras matérias.
10 - Também será oportunidade para base mandar recados e governo “treinar” antes do grande jogo da Previdência.
Correção do Tweet 1 - Apenas duas MPs, e não três, foram editadas por Bolsonaro.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas de Aragão
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!