, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
1/ Matéria do Estadão diz que governo vai antecipar dividendos para cumprir meta de resultado primário sem aumentar corte de gasto público. Medida é regular, segue a legislação em vigor, já foi usada no passado, mas ... economia.estadao.com.br/noticias/geral…
2/ Do ponto de vista econômico antecipar dividendos para evitar corte de gasto mostra (mais uma vez) quão inadequado é ter meta de resultado primário. Já deveríamos ter evoluído para meta de gasto (não do jeito proposto por Temer), mas continuamos com meta de resultado primário.
3/ Meta de resultado primário foi criada pela LRF, de 2001, e tornou a política fiscal procíclica (desetabilizadora). Exemplo: quando a economia vai melhor do que o esperado, a receita do governo supera as expectativas e é possível cumprir a meta de resultado aumentando o gasto.
4/ Já quando a economia vai pior do que o esperado a receita do governo vem abaixo do projetado no orçamento e e necessário cortar despesas, como temos visto nesse ano.
5/ Nos dois casos a política fiscal é desetabilizadora. Aumenta gasto quando a economia vai melhor do que o esperado, corta gasto quando o oposto acontece. Por esse motivo a maioria dos países avançados não tem meta de resultado primário como nós.
6/ A regra fiscal mais comum é ter meta de gasto, fixada de modo impositivo no orçamento. Se a receita vier diferente do esperado, o gasto se mantém o mesmo e o resultado primário se torna a variável de ajuste no curto prazo
7/ Com meta de gasto a política fiscal se torna anti-cíclica (estabilizadora). Quando a economia vai melhor do que o esperado, a receita sobre mas o governo não gasta mais do que o planejado. O que sobe é o resultado, poupando para tempos de vacas magras.
8/ E quando a economia vai pior do que o esperado, o gasto também não é cortado para evitar piorar a situação (empurrar a economia mais para baixo). A receita cai abaixo do planejado e o resultado primário cai temporariamente.
9/ Com meta de gasto público evita-se aumentar despesa do governo na expansão, e cortar na contração. Ideologias à parte, essa tem sido a regra fiscal preponderante nos países avançados. No Brasil nós quase evoluímos para isso em 2016, mas ...
10/ No início de 2016 o governo Dilma propôs a criação de teto de gasto, plurianual, prazo de 4 anos, fixado no início de cada mandato presidencial. A ideia era que isso substituísse a meta de resultado primário no longo prazo, e permitisse a flexibilização fiscal no curto prazo.
11/ Após o golpe parlamentar de 2016, o dreadteam de Temer aumentou a proposta de flexibilização fiscal de Dilma, expandindo o déficit primário de 2016 (correto), mas criou um teto de gasto rígido, congelando a despesa no nível real de 2016 (errado).
12/ E o dreadteam esqueceu de mudar a regra fiscal para meta de gasto. Continuamos a ter meta de resultado primário, com teto de gasto. Quando há duas regras fiscais, sempre vale a mais estrita e é isso que está acontecendo nesse ano.
13/ Pelo teto de gasto de Temer não haveria contingenciamento em 2019. Porém, devido a meta de resultado primário (também fixada por Temer) o governo teve que cortar 32 bi de gasto por que a receita veio abaixo do esperado. Isso em uma economia estagnada.
14/ Já passou da hora de migrar totalmente para meta de gasto, e isso não significa aceitar o teto criado por Temer. Há outras formas de estabelecer limite de gasto do que simplesmente congelar a despesa real por 20 anos.
15/ Agora que o governo enfrenta novamente problemas para cumprir a meta de resultado primário, talvez finalmente resolvamos aperfeiçoar nossa regra fiscal, mudando a PEC de Temer, para liberar investimento e programas essenciais, e aperfeiçoando a LRF, com meta apenas de gasto.
16/ Não tenho muita esperança no deathteam de Bolsonaro, pois a ideologia austericida continua forte no Ministério da Economia. Porém, nesses tempos de parlamentarismo branco, talvez a solução venha do Congresso, da aliança do Centrão com os progressistas da esquerda (FIM).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nelson Barbosa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!